Como Utilizar um Extintor de Incêndio

Um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento, e pode marcar nossas vidas para sempre, então devemos estar preparados para saber como enfrentá-lo, o ideal seria fazermos um treinamento de prevenção e combate a incêndio.

Em caso de incêndio a primeira coisa a se fazer é procurar manter a calma e descobrir quais as saídas de emergência existentes no local.

O próximo passo é saber que os extintores são equipamentos para serem usados apenas no princípio do incêndio, ele é inútil caso o fogo já tenha tomado conta do ambiente.

Se for essa a situação, o indicado é utilizar a saída de emergência imediatamente, e avisar os bombeiros.

Caso você esteja diante de um princípio de incêndio, você deve:

1 – Identificar a saída de emergência mais próxima.

2 – Caso esteja só, acione o alarme de incêndio, caso exista. Se não existir, grite pedindo ajuda.

Caso esteja acompanhado, acione o alarme de incêndio, caso exista, e peça para avisarem os bombeiros imediatamente pelo 193.

3 – Desde que você não venha a se colocar em risco pegue o extintor correto para o tipo de fogo, fique de costas para a saída de emergência e inicie o combate ao foco do incêndio.

 4 – Quebre o lacre plástico e retire o pino trava do extintor; se você não retirar esse pino o extintor não irá funcionar. As pessoas que nunca manusearam um extintor não saberão que precisam retirar esse pino e no desespero não terão tempo para aprender.
5 – Para tentar apagar o fogo, você não precisa estar muito próximo dele. Examine a situação e para garantir sua segurança, posicione-se entre 2 e 3 metros de distância.

6 – Com uma mão segure as alças do extintor e com a outra aponte o bico da mangueira do extintor para a base do fogo.

Então aperte as duas alças do extintor para que sua carga seja liberada e inicie o combate ao fogo.

Atenção!!!

Caso o extintor seja de Gás Carbônico – CO2, mantenha as mãos longe do difusor plástico de descarga, pois ele ficará muito frio e poderá causar ferimentos.  

                                                                                                                                  

7 – Movimente lentamente o jato do extintor horizontalmente sobre a base do fogo. À medida que o fogo começar a apagar, você poderá se aproximar mais das chamas, mas sempre com muito cuidado. Nunca fique de costas para o fogo. Continue o procedimento até apagar totalmente o princípio de incêndio.

Caso você não tenha conseguido apagar o princípio de incêndio e as chamas aumentem, saia imediatamente do local e aguarde a chegada dos bombeiros.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Deixe seu comentário: