7 dicas para salvar sua vida em incêndios.

🔥 1) NÃO FIQUE DE BOBEIRA
Se um incêndio começar na sua casa, saia o quanto antes. Muita gente fica presa e até morre porque não acredita que um pequeno foco pode se alastrar com rapidez. Se você mora em prédio, vá pelas escadas, fechando todas as portas que atravessar, para retardar a propagação das labaredas. Nunca use o elevador.

🔥 2) UM TOQUE DE PRECAUÇÃO
Durante a fuga, antes de abrir qualquer porta, coloque a mão nela para sentir a temperatura. Se ela estiver quente, não abra. Se estiver fria, abra bem devagar, mantendo seu corpo protegido atrás da porta (e não diante da passagem). Se você sentir calor ou pressão vindo do outro cômodo, feche e procure outra rota.

🔥 3) ONDE HÁ FUMAÇA…
Caso fique preso em um lugar com muita fumaça, respire pelo nariz, com fungadas rápidas. Se puder, molhe um pedaço de tecido (como uma camisa) e use-o como uma máscara, protegendo nariz e boca. Além disso, fique abaixado e rasteje para procurar uma saída, pois o ar é mais limpo junto ao chão.

🔥 4) SEM SAÍDA
Se não der para sair, fique atrás de alguma porta, que pode servir como uma couraça. Você também pode procurar um local próximo de uma janela, onde o socorro pode chegar. Se possível, abra a janela na parte de cima, para o calor e a fumaça saírem, e na parte de baixo, por onde você conseguirá respirar.

🔥 5) EM BUSCA DE SINAIS
Prédios comerciais são obrigados a sinalizar as saídas de emergência. Procure pelas lâmpadas de emergência – abaixo delas pode haver uma porta corta-fogo. Edifícios têm várias opções de salvamento, como hidrantes e chuveiros automáticos, então não se desespere e jamais pule pela janela.

🔥 6) SIGA O MESTRE
Prédios residenciais e comerciais precisam ter uma brigada de incêndio: um grupo de moradores ou funcionários treinados para combater incêndios, evacuar ambientes e realizar primeiros socorros. Vários edifícios também contratam bombeiros civis, com treinamento semelhante ao do bombeiro militar. Siga a orientação dessas pessoas.

🔥 7) SAIBA USAR UM EXTINTOR: Temos um post sobre isso aqui no nosso feed com o passo a passo! Não deixe de ler!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Deixe seu comentário: