ALARME CONTRA INCÊNDIO

Todas as edificações estão sujeitas a vários tipos de riscos, um deles é o de incêndios. A história mundial nos mostra inúmeros exemplos de incêndios que resultaram em imensos prejuízos financeiros, em perdas de patrimônios históricos irrecuperáveis e principalmente em perdas de vidas que nos traumatizaram para sempre.

O caso da Boate Kiss, em 27.01.2013 em Santa Maria, RS, chocou o mundo e levou a mudanças da legislação contra incêndio no Brasil e a certeza que temos que continuar trabalhando para que todas as edificações tenham seus sistemas de segurança contra incêndio sempre aprimorados.

Um dos principais aliados nessa missão de proteger as edificações é o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.

O objetivo da central de alarme de incêndio é detectar o princípio de incêndio, de modo que ele possa ser combatido imediatamente. Atuando na preservação da vida e do patrimônio.

As Centrais de alarme podem ser convencionais ou endereçáveis.

Centrais Convencionais

As centrais convencionais são mais indicadas em projetos mais simples. Nesse caso, as áreas são menores e monitoradas por setores. Apresentam um custo menor, porém, são menos precisas na indicação do local exato da ocorrência, tendo em vista que sinalizam a área total composta pelo conjunto de detectores conectados à central.

O sistema endereçável

As centrais endereçáveis permitem identificar cada elemento individualmente e, desta forma, o local exato de um eventual alarme. Assim esse sistema se mostra mais adaptável às condições de cada ambiente.

Detectores de fumaçaA instalação desse sistema deve seguir a norma ABNT NBR 17240/2010, e desenvolver um projeto específico para cada edificação que será composto por no mínimo três elementos:

  É o dispositivo que identifica a presença de “fumaça/calor/chama” no ambiente.

 

 

 

Acionador manual

  

Existem diversos tipos de acionadores manuais, desde os conhecidos com um martelinho para quebrar o vidro e outros funcionam por meio de pressão.


  

Os sinalizadores, enviam sinais de alerta para dispositivos de sinalização audiovisual, tais  – 

Sinalizadores sonoros e visuais como “sirenes e luzes de emergência”.

A Fialho PPCI pode auxiliá-lo na escolha do melhor sistema de Detecção e Alarme de Incêndio para a sua edificação. Para mais informações, entre em contato conosco pelo Whattsapp (54) 98115-9229.